Neste livro, pude perceber a literatura moderna, ou seja, sem censura, pode ser moderna mais é difícil aceitar tais palavras em um livro, por termos o costume ou idéia de que um livro tem de ser ‘’certinho’’. Pelo menos na minha visão, apesar de fácil compreensão, a literatura moderna da liberdade para escrever palavras que só utilizamos na fala, como o PRA. Apesar das palavras ‘’fúteis’’, é um livro que te leva à presença sempre de uma imagem de vida real, por usarmos essas palavras. O livro mostra a vida ‘’difícil’’ de uma pessoa dependente de todos, e depois do acidente o paciente passa a ver a vida de uma forma diferente, dando valor a cada pequena melhora e aos amigos que o apoiaram. Somente pelo título do livro, percebemos que ele gostou do ano anterior, e que com o seu acidente, o ano novo em diante, será difícil de viver. O autor também usa o livro para reclamar e criticar a política da ditadura, que sumiu com o seu pai. Além dessa, faz outras críticas em relação a coisas diversas.
Neste livro ''Feliz ano Velho'' , tem-se uma narrativa que agrega as características da literatura moderna, permitindo que a obra seja analisada tomando como o processo de inserção social do autor e a sua manipulação da linguagem no intento de causar estranhamento ao leitor para, assim, despertar neste algum tipo de reação. O mais cômico desse livro , que ele conta o seu acidente e toda a sua história , com maior tranquilidade do mundo , e sempre focando o lado humoristíco , além desse livro ser extenso e ter todos os seus detalhes , é bem interessante , pois foca , os acontecimentos contemporâneos (dias atuais) , e ele conta que seu pai foi pego pela Ditadura Militar onde logo depois , levou sua mãe e suas irmães .Marcelo Rubens Paiva , ficou um bom tempo se recuperando em cima de uma maca em um hospital , aproximadamente 12 mêses , depois de seu trágico acidente . E hoje em dia existem , muitos casos parecido com o de Marcelo , este livro , para uma pessoa que passou pelo mesmo processo , ajuda e bastante , pois trás uma liçao muito importante .
“Um livro emocionante sem ser , crítico e irônico agressivo. E mostra que, apesar de tudo, Marcelo não perdeu a paixão pela vida. Paixão que lhe permite fazer boa literatura.”
O livro mostra a vida ‘’difícil’’ de uma pessoa dependente de todos, e depois do acidente o paciente passa a ver a vida de uma forma diferente, dando valor a cada pequena melhora e aos amigos que o apoiaram. Somente pelo título do livro, percebemos que ele gostou do ano anterior, e que com o seu acidente, o ano novo em diante, será difícil de viver. O autor também usa o livro para reclamar e criticar a política da ditadura, que sumiu com o seu pai. Além dessa, faz outras críticas em relação a coisas diversas.
O livro é interessante, traz reflexões que em minha opinião são importantes para a vida, conta mais que uma historia de vida, conta uma historia de superação de um rapaz que no auge se sua juventude se vê preso a uma realidade diferente da que ele sempre foi acostumado a ter, a viver e a presenciar. A superação de Marcelo e a forma com que ele conta a historia tornam a historia comovente. No livro, Marcelo conta a vida complicada que teve que enfrentar quando se deparou com a nova realidade da sua vida, as complicações agora seriam muitas, ele soube lidar com elas e passa isso no livro de forma até engraçada o que é impressionante. A história de Marcelo Paiva além de ser engraçada, embora trágica, tem um valor literário muito grande, pois é um texto moderno, que passa com facilidade a mensagem que propõe, é um texto que prende a atenção dos leitores pela linguagem que se apresenta de fácil compreensão e informal.
Em Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, tem-se uma narrativa que agrega as características da literatura moderna, permitindo que a obra seja analisada tomando como parâmetro o processo de inserção social do autor e a sua manipulação da linguagem no intento de causar estranhamento ao leitor para, assim, despertar neste algum tipo de reação. O Marcelo, sofreu um acidente,e no livro ele conta isso de uma maneira bem descontraída,mais na verdade isso foi um grande sofrimento pra ele na época pois só tinha 20 anos.. ele reclama também da política,faz críticas sobre o País.. Maria Rosa -1º ano :)
Feliz ano velho. Esse livro de Rubens Paiva, passado pelo nosso professor de literatura Rodrigo é muito interessante, pois mostra um modo de vida de uma pessoa que sofre um acidente trágico e de uma hora pra outra fica paraplégico, e com isso Marcelo tende a se adaptar a sua nova realidade. O livro também relata parte da historia brasileira, falando das pessoas sumidas misteriosamente na época da ditadura militar. O livro traz também uma literatura moderna onde não há censuras. Raí Valadão 1° ano
O livro Feliz Ano Velho mostra uma realidade bem atual, usa a nossa linguagem informal, é sem censura, conta a história de um jovem que sofreu acidente, e coisas que naturalmente acontecem hoje em dia. O livro mostra que apesar de Marcelo, um jovem, ter sofrido um acidente e ter perdido os movimentos das pernas e braços, ele não perdeu o amor que ele tinha pela vida. Buscou correr atrás de quem pudesse o ajudar nessa sua nova fase de vida. E ele conhece outras pessoas que sofreram o mesmo problema, e tiveram que deixar muita coisa pra traz e viver em uma nova realidade. Passa por muitas dificuldades até perceber que mesmo em uma cadeira de rodas ele pode ser muito feliz. O livro passa uma mensagem bem interessante sobre toda a vida de Marcelo e muita coisa sobre o que o jovem pensa sobre isso. O livro é bem interessante, vale a pena ler!
O livro da uma liberdade de expreção da literatura moderna apesar de haverem coisas sem sentido, o livro é bom e passa uma imagem comteporânea. Fala apenas da vida de um menino q se acidentou.
Geral de cima é Ctrl+C, Ctrl+V da net, menos Eloá é claro !!!
Eloáááááááá! Gabriel 1ºano. Boneco do posto!!! Postado na conta de Vinícius pois estava com preguiça de fazer uma conta.
Esse é um livro que mostra que devemos ousar sem exagerar. O mas legal do livro é que ele tem uma "pitada" de humor com certas palavras que foram chamadas de "fúteis" e não apenas trágico. Livro ótimo para que jovens como nós leiam e reflitam sobre nossa vida !
Feliz ano velho. Esse livro de Rubens Paiva, é um livro muito interessante muito interessante, pois alem de ser uma historia comovente. A linguagem é informal(linguagem dos adolescentes). isso incentiva muito nós adolescentes a ler o livro. O livro fala sobre um homem sofre um acidente e conta toda sua dificuldade para se toca qual era a realidade dele..
Feliz Ano Velho. O livro conta a história de um joven que sofreu um acidente numa cachoeira, e que por dar um salto e bater com a cabeça, perdeu alguns movimentos do corpo. E conta também da dificuldade de Marcelo ao ter que aprender a viver de uma nova maneira. Mesmo depois do acidente, Marcelo não perde a motivação de viver. Aprende muitas coisas com as pessoas que conhece e quem possuem o mesmo problema que ele. E vê que mesmo em uma cadeira de rodas é possivél ser feliz. O livro é bem na linguagem informal, os jovens curtem os livros assim, pois se identificam com eles.
Feliz Ano Velho.O Livro é bastante interessante,Além de ter uma linguagem informal,pois conta a história de um homen(um jovem)normal,que saia com os amigos e etc.Depois de sofrer um acidente ficou tetraplégico perdendo os movimentos do poscoço para baixo,tendo que se adaptar ao longo do tempo a sua vida em uma cadeira de rodas,também fala daqueles que desapareceram na ditadura militar.
Feliz Ano Velho...mto foda o livro fala sobre um jovem que teve sua vida mudada por causa de um acidente que o deixou tretaplegico e com isso ele teve que se acustumar com a nova vida com dificuldades e com isso ele conheçeu pessoas novas que mudam completamente sua forma de pensar... ou seja e foda...
Este livro é bem interessante , pois fala principalmente sobre a realidade em que vivemos , onde estes acidentes , existem e acontecem a qualquer momento , onde o livro fala que Marcelo , ficou tetraplégico , com este acontecimento , ele teve que se recuperar e aceitar a mais nova novidade , na vida dele , onde passou um bom tempo tentando se recuperar de seu acidente em uma fisioterapia por volta de 12 mêses .
poxa é um livro mt bm, é um livro q passa uma mensagem mt boa... pois motiva pessoas q são e naun portadoras de deficiencia fisica, q tem comu elas viverem uma vida mt feliz em cima de cadeira de rodas!!! Pra mim o livro se tornou interessante pois é mais voltado pra jovens, tem uma linguagem bem facil de intender
O livro é mto boom, fala sobre uma historia de vida muito triste.Fala que, um jovem chamado Máriosai para passear com seus amigos e de repente eles acham um lago, e Mário com um mergulho despretencioso, acaba encontrando um outro lado da vida, o lado de uma pessoa tetraplégica. E esse acidente faz com que ele se relembre de seu passa. de sua infâcia, com a morte do seu pai, seus amores, amizades e ativedades escolares. Qe em uma cadeira de rodas, só lhe restava um começo de vida. Qe começou a construir uma pequena "viagem de aventura", e ele começa a escrever um livro de memórias e, consta no livro principais momentos de seu passado.
Agora, não é o espaço para usarmos palavras inadequadas, como palavrões ou outras expressões fervorosas. Outra coisa, quando copiamos algo da internet ou de outra pessoa e assinamos (atestamos perante a sociedade que a produção é nossa), estamos cometendo um crime. Cuidado com Ctrl+C e Ctrl+V.
Neste livro, pude perceber a literatura moderna, ou seja, sem censura, pode ser moderna mais é difícil aceitar tais palavras em um livro, por termos o costume ou idéia de que um livro tem de ser ‘’certinho’’. Pelo menos na minha visão, apesar de fácil compreensão, a literatura moderna da liberdade para escrever palavras que só utilizamos na fala, como o PRA. Apesar das palavras ‘’fúteis’’, é um livro que te leva à presença sempre de uma imagem de vida real, por usarmos essas palavras.
ResponderExcluirO livro mostra a vida ‘’difícil’’ de uma pessoa dependente de todos, e depois do acidente o paciente passa a ver a vida de uma forma diferente, dando valor a cada pequena melhora e aos amigos que o apoiaram. Somente pelo título do livro, percebemos que ele gostou do ano anterior, e que com o seu acidente, o ano novo em diante, será difícil de viver.
O autor também usa o livro para reclamar e criticar a política da ditadura, que sumiu com o seu pai. Além dessa, faz outras críticas em relação a coisas diversas.
Vitória Machado - 1° ano
Neste livro ''Feliz ano Velho'' , tem-se uma narrativa que agrega as características da literatura moderna, permitindo que a obra seja analisada tomando como o processo de inserção social do autor e a sua manipulação da linguagem no intento de causar estranhamento ao leitor para, assim, despertar neste algum tipo de reação.
ResponderExcluirO mais cômico desse livro , que ele conta o seu acidente e toda a sua história , com maior tranquilidade do mundo , e sempre focando o lado humoristíco , além desse livro ser extenso e ter todos os seus detalhes , é bem interessante , pois foca , os acontecimentos contemporâneos (dias atuais) , e ele conta que seu pai foi pego pela Ditadura Militar onde logo depois , levou sua mãe e suas irmães .Marcelo Rubens Paiva , ficou um bom tempo se recuperando em cima de uma maca em um hospital , aproximadamente 12 mêses , depois de seu trágico acidente .
E hoje em dia existem , muitos casos parecido com o de Marcelo , este livro , para uma pessoa que passou pelo mesmo processo , ajuda e bastante , pois trás uma liçao muito importante .
“Um livro emocionante sem ser , crítico e irônico agressivo. E mostra que, apesar de tudo, Marcelo não perdeu a paixão pela vida. Paixão que lhe permite fazer boa literatura.”
ResponderExcluirO livro mostra a vida ‘’difícil’’ de uma pessoa dependente de todos, e depois do acidente o paciente passa a ver a vida de uma forma diferente, dando valor a cada pequena melhora e aos amigos que o apoiaram. Somente pelo título do livro, percebemos que ele gostou do ano anterior, e que com o seu acidente, o ano novo em diante, será difícil de viver.
O autor também usa o livro para reclamar e criticar a política da ditadura, que sumiu com o seu pai. Além dessa, faz outras críticas em relação a coisas diversas.
raphael Moraes 1°anog
O livro é interessante, traz reflexões que em minha opinião são importantes para a vida, conta mais que uma historia de vida, conta uma historia de superação de um rapaz que no auge se sua juventude se vê preso a uma realidade diferente da que ele sempre foi acostumado a ter, a viver e a presenciar. A superação de Marcelo e a forma com que ele conta a historia tornam a historia comovente. No livro, Marcelo conta a vida complicada que teve que enfrentar quando se deparou com a nova realidade da sua vida, as complicações agora seriam muitas, ele soube lidar com elas e passa isso no livro de forma até engraçada o que é impressionante. A história de Marcelo Paiva além de ser engraçada, embora trágica, tem um valor literário muito grande, pois é um texto moderno, que passa com facilidade a mensagem que propõe, é um texto que prende a atenção dos leitores pela linguagem que se apresenta de fácil compreensão e informal.
ResponderExcluirEloá Crispim - 1° ano (:
Em Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, tem-se uma narrativa que agrega as características da literatura moderna, permitindo que a obra seja analisada tomando como parâmetro o processo de inserção social do autor e a sua manipulação da linguagem no intento de causar estranhamento ao leitor para, assim, despertar neste algum tipo de reação.
ResponderExcluirO Marcelo, sofreu um acidente,e no livro ele conta isso de uma maneira bem descontraída,mais na verdade isso foi um grande sofrimento pra ele na época pois só tinha 20 anos.. ele reclama também da política,faz críticas sobre o País..
Maria Rosa -1º ano :)
Feliz ano velho. Esse livro de Rubens Paiva, passado pelo nosso professor de literatura Rodrigo é muito interessante, pois mostra um modo de vida de uma pessoa que sofre um acidente trágico e de uma hora pra outra fica paraplégico, e com isso Marcelo tende a se adaptar a sua nova realidade.
ResponderExcluirO livro também relata parte da historia brasileira, falando das pessoas sumidas misteriosamente na época da ditadura militar.
O livro traz também uma literatura moderna onde não há censuras.
Raí Valadão 1° ano
O livro Feliz Ano Velho mostra uma realidade bem atual, usa a nossa linguagem informal, é sem censura, conta a história de um jovem que sofreu acidente, e coisas que naturalmente acontecem hoje em dia. O livro mostra que apesar de Marcelo, um jovem, ter sofrido um acidente e ter perdido os movimentos das pernas e braços, ele não perdeu o amor que ele tinha pela vida. Buscou correr atrás de quem pudesse o ajudar nessa sua nova fase de vida. E ele conhece outras pessoas que sofreram o mesmo problema, e tiveram que deixar muita coisa pra traz e viver em uma nova realidade. Passa por muitas dificuldades até perceber que mesmo em uma cadeira de rodas ele pode ser muito feliz. O livro passa uma mensagem bem interessante sobre toda a vida de Marcelo e muita coisa sobre o que o jovem pensa sobre isso. O livro é bem interessante, vale a pena ler!
ResponderExcluirAna Carolina 1ºano.
O livro da uma liberdade de expreção da literatura moderna apesar de haverem coisas sem sentido, o livro é bom e passa uma imagem comteporânea.
ResponderExcluirFala apenas da vida de um menino q se acidentou.
Geral de cima é Ctrl+C, Ctrl+V da net, menos Eloá é claro !!!
Eloáááááááá!
Gabriel 1ºano.
Boneco do posto!!!
Postado na conta de Vinícius pois estava com preguiça de fazer uma conta.
Esse é um livro que mostra que devemos ousar sem exagerar. O mas legal do livro é que ele tem uma "pitada" de humor com certas palavras que foram chamadas de "fúteis" e não apenas trágico.
ResponderExcluirLivro ótimo para que jovens como nós leiam e reflitam sobre nossa vida !
Por: Vinícius Freitas(Dogão)
Feliz ano velho. Esse livro de Rubens Paiva, é um livro muito interessante muito interessante, pois alem de ser uma historia comovente. A linguagem é informal(linguagem dos adolescentes). isso incentiva muito nós adolescentes a ler o livro.
ResponderExcluirO livro fala sobre um homem sofre um acidente e conta toda sua dificuldade para se toca qual era a realidade dele..
Renato Moraes de Araujo 1ºano.
Feliz Ano Velho. O livro conta a história de um joven que sofreu um acidente numa cachoeira, e que por dar um salto e bater com a cabeça, perdeu alguns movimentos do corpo. E conta também da dificuldade de Marcelo ao ter que aprender a viver de uma nova maneira. Mesmo depois do acidente, Marcelo não perde a motivação de viver. Aprende muitas coisas com as pessoas que conhece e quem possuem o mesmo problema que ele. E vê que mesmo em uma cadeira de rodas é possivél ser feliz. O livro é bem na linguagem informal, os jovens curtem os livros assim, pois se identificam com eles.
ResponderExcluirCaio Tostes 1ºano
Feliz Ano Velho.O Livro é bastante interessante,Além de ter uma linguagem informal,pois conta a história de um homen(um jovem)normal,que saia com os amigos e etc.Depois de sofrer um acidente ficou tetraplégico perdendo os movimentos do poscoço para baixo,tendo que se adaptar ao longo do tempo a sua vida em uma cadeira de rodas,também fala daqueles que desapareceram na ditadura militar.
ResponderExcluirFeliz Ano Velho...mto foda
ResponderExcluiro livro fala sobre um jovem que teve sua vida mudada por causa de um acidente que o deixou tretaplegico e com isso ele teve que se acustumar com a nova vida com dificuldades e com isso ele conheçeu pessoas novas que mudam completamente sua forma de pensar...
ou seja e foda...
Este livro é bem interessante , pois fala principalmente sobre a realidade em que vivemos , onde estes acidentes , existem e acontecem a qualquer momento , onde o livro fala que Marcelo , ficou tetraplégico , com este acontecimento , ele teve que se recuperar e aceitar a mais nova novidade , na vida dele , onde passou um bom tempo tentando se recuperar de seu acidente em uma fisioterapia por volta de 12 mêses .
ResponderExcluirVitor Rosa - 1° ano
poxa é um livro mt bm, é um livro q passa uma mensagem mt boa... pois motiva pessoas q são e naun portadoras de deficiencia fisica, q tem comu elas viverem uma vida mt feliz em cima de cadeira de rodas!!!
ResponderExcluirPra mim o livro se tornou interessante pois é mais voltado pra jovens, tem uma linguagem bem facil de intender
sai daí DOGÃO..!
ResponderExcluirO livro é mto boom, fala sobre uma historia de vida muito triste.Fala que, um jovem chamado Máriosai para passear com seus amigos e de repente eles acham um lago, e Mário com um mergulho despretencioso, acaba encontrando um outro lado da vida, o lado de uma pessoa tetraplégica. E esse acidente faz com que ele se relembre de seu passa. de sua infâcia, com a morte do seu pai, seus amores, amizades e ativedades escolares. Qe em uma cadeira de rodas, só lhe restava um começo de vida. Qe começou a construir uma pequena "viagem de aventura", e ele começa a escrever um livro de memórias e, consta no livro principais momentos de seu passado.
ResponderExcluirFoi mal pelos erros. è que eu digitei com pressa.
ResponderExcluirATIVIDADES* MARIO SAI* QUE* PASSADO*
Vamos lá....
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pelo trabalho.
Agora, não é o espaço para usarmos palavras inadequadas, como palavrões ou outras expressões fervorosas. Outra coisa, quando copiamos algo da internet ou de outra pessoa e assinamos (atestamos perante a sociedade que a produção é nossa), estamos cometendo um crime. Cuidado com Ctrl+C e Ctrl+V.
É isso!!!!!
Beijos e Abraços